2 de fevereiro de 2011

Home » , , , » Afinal, o que é T.I ?¿?

Afinal, o que é T.I ?¿?

Desde os primórdios, a informática era considerada uma ferramenta que tornava possível a automatização, ou automação como é o termo usado atualmente, de determinados processos principalmente em empresas de grande e médio porte e em órgãos governamentais. Com o constante avanço da tecnologia, os grandes mainframes começaram a perder espaço para máquinas menores e com capacidade de processamento cada vez maiores. A evolução das tecnologias de telecomunicação também permitiram que aos poucos os computadores passassem a se comunicar mesmo que estando em lugares geograficamente distantes. Consequentemente, os computadores e equipamentos diversos deixaram de simplesmente automatizar processos e passaram a lidar com informação.

Uma informação é algo de muito valor, um patrimônio em uma organização, bem como são seus funcionários, bens, etc. Não são apenas espaço em disco, são conjuntos de dados classificados e organizados de forma a ter utilidade para alguém. É inclusive um fator determinante de sucesso ou não em um negócio. Não é nada que não possa ser entendido; basta imaginar o que aconteceria se um banco perdesse todas as informações de seus correntistas. Apesar de algo possível, muito dificilmente uma empresa de grande porte conseguiria perder suas informações, principalmente quando se trata de bancos, grandes lojas que possuem várias filiais, supermercados, governo, etc., no entanto, o que ocorre mais frequentemente é o mau uso dessas informações, ou ainda, a sub-utilização das mesmas. É nesse ponto que T.I (Tecnologia da Informação) pode ajudar - e muito!



T.I - Tecnologia da Informação

A Tecnologia da Informação, ou T.I como é comumente chamada, pode ser definida como
❝um conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos computacionais.❞
Na verdade, as aplicações para T.I são tantas, estão ligas às diversas áreas, que existem várias definições e nenhuma delas consegue determiná-la por completo.
Sendo a informação um bem que agrega valor a uma empresa ou a um indivíduo, é necessário fazer uso de recursos de T.I de maneira adequada, ou seja, é preciso utilizar-se de ferramentas, sistemas ou outros meios que façam dessas informações um diferencial. Além disso, é necessário buscar soluções que tragam bons resultados, mas que tenham o menor custo possível. Não existe uma "fórmula" ou "receitinha" que determine como utilizar as informações de forma adequada. É inexoravelmente dependente da cultura, conhecimentos, mercado, segmento, etc. no qual o negócio está inserido, mas as escolhas dos gestores precisam ser feitas, não é? Caso contrário, ocorrem gastos desnecessários, perda de desempenho, competitividade, etc.
Tomemos como exemplo uma empresa que se está em expansão e decide renovar seus setores que utilizam computador, trocando suas máquinas obsoletas por equipamentos com maior capacidade de processamento, mais memória e placa de vídeo para os funcionários que apenas precisam utilizar a internet, trabalhar com aplicativos de escritório e acessar a rede. O que vemos é que esta empresa fez gastos desnecessários. Comprar equipamentos de boa qualidade não significa comprar máquinas mais caras, mas sim aquelas que possuem recursos de hardware necessários às tarefas que vai desempenhar. Agora imagine outra situação onde uma empresa comprou computadores com vídeo onboard (integrado à placa-mãe) e monitores de 15 polegadas para profissionais que trabalham com aplicativo Cad (AutoCAD)! Para esses funcionários o correto seriam equipamentos que suportem aplicações "pesadas" e um monitor de, no mínimo, 17 polegadas. Micros menos potentes, mais baratos certamente conseguem executar o AutoCAD, porém, com desempenho bem menor, mais lento e com travamentos, e um monitor com uma tela menor dificultaria o trabalho desses profissionais. Nos casos acima, percebe-se o quanto a aquisição de máquinas reflete diretamente no desempenho dos funcionários, por isso, é preciso saber quais as necessidades de cada setor, de cada usuário, de cada departamento, etc.
Um outro exemplo que é ótimo e acontece bastante com profissionais da área de informática e redes principalmente, é com relação à inserção de Servidores. Por exemplo (fato verídico): uma empresa possui cerca de 15 funcionários, cada um possui seu computador, resolve adquirir um servidor para a rede que dá suporte até cerca de 300 usuários conectados simultaneamente. Se a empresa não tem expectativa de ampliar o quadro de funcionários, comprar um servidor deste porte seria o mesmo que comprar uma van para uma família de 3 pessoas. O problema não termina por aí... Se o referido servidor, por alguma razão parar de funcionar, a rede ficará indisponível e certamente haveria perdas tanto de atividades quanto financeiras e digo ainda, se a rede não estiver devidamente protegida, dados sigilosos podem ser acessados de fora da empresa ou até mesmo ocorrerem ataques.
(Obs.: a rede do cliente era assim antes da gente assumir o setor de tecnologia. Agora está funcionando perfeitamente e o cliente muito satisfeito pelos serviços prestados.)
Nos exemplos citados, é claramente possível ver o quanto é complicado generalizar o que é Tecnologia da Informação. Há vários outros aspectos a serem considerados nos projetos e que não foram citados, como por exemplo: a empresa deve saber lidar com a segurança, com a disponibilidade, com o uso de sistemas, com tecnologias, recursos humanos qualificados, etc. É uma vasta gama de questões a serem levadas em consideração antes de implementar quaisquer recursos que objetivam sucesso e a T.I é algo cada vez mais comum no cotidiano de pessoas e organizações. Atualmente tudo gira em torno da informação, portanto quem souber reconhecer a importância disso, certamente será um profissional qualificado para o mercado. Da mesma forma, a empresa que melhor conseguir lidar com informações, certamente terá vantagens competitivas em relação aos concorrentes.
Espero ter elucidado um pouco sobre o tema do blog, pois, nosso assunto é informática e a mesma é composta de tantas áreas que está além da programação, do hardware, etc. É um pequeno mundo de bits e bytes que estamos tentando entender mais a cada dia. E claro, é impossível saber tudo, mas estamos aqui para aprender e passar nossos conhecimentos. Discutir sobre os temas propostos nos torna cada vez mais instigados a aprender.
Esperamos comentários. ✔
Share this games :

0 comentários:

Postar um comentário

Ficaremos felizes em receber comentários, mas serão excluídos caso:
- Haja desrespeito com qualquer pessoa que seja,
- Use palavras de baixo calão,
- Promova algo ou alguém,
- Incite violência, preconceito, racismo e afins